sábado, 20 de fevereiro de 2010

Carnaval, uma paixão

Se alguém me dissesse que em 2008 eu estaria no carnaval da Bahia eu riria e diria que sim, afinal, conhecer os três carnavais mais famosos do Brasil, são viagens que constam na minha lista de coisas a fazer antes de morrer. Fui e foi uma das aventuras mais impressionantes da minha vida!!! A Bahia é uma experiência antropológica literal.
Pobreza e riqueza estão lado a lado, bonito e feio, alegria e tristeza também. Conto pras pessoas que estou marcada com esta experiência até hoje. A Bahia é umcaldeirão de contrastes, brancos de um lado negros de outro, em nenhum lugar onde já fui esse abismo racial é tão grande como lá. E isso foi uma coisa que bateu profundamente em mim. E ter estado três vezes lá ainda não banalizou meu olhar, ainda dói profundamente. E isto ficou mais impresso em mim, depois de ter visto o bloco do Chiclete com Banana em Barra/Ondina. O bloco era simplesmente branco e a corda e a pipoca inversamente negra, numa palavra, choquei!!!!
Mas longe de se sentirem tristes os baianos são alegres por excelência, educado e claro, festeiro, por que de outra maneira ele faria semanas de festas para receber o carnaval e absolutamente barbarizar na folia. A canção de Caetano cabe perfeitamente aqui: “A Bahia tem um jeito...” e que jeito.
Após três carnavais já posso dizer que sou escolada e quase local quando o assunto é folia.
Então, a primeira coisa que você deve saber quando for à Bahia no carnaval é:
-Visitante na Bahia no carnaval não é turista é folião.
Nem pense que dá pra fazer as duas coisas porque não dá, ou você pula ou vai passear, ademais nas festas todos os monumentos estão fechados ou cobertos por tapumes para não haver depredamento ou pior, pro povo não fazer xixi nas paredes, sim, meus caros amigos, no carnaval Salvador vira um banheiro (argh!)! a céu aberto. E não adianta as centenas de pipimóveis, todo mundo mija (leia-se os marmanjos) em qualquer lugar. Mas não se preocupem, eles são craques na festa, na quarta-feira de cinzas tudo começa a voltar ao normal, mesmo durante as festas as ruas são lavadas com sabão e desinfetante e pela manhã o lixo da noite anterior já foi recolhido.
Quer ir? Vá. Mas de coração aberto. E lembre-se o primeiro carnaval a gente nunca esquece, é uma prova de fogo, é nele que você vai decidir se ama ou odeia a festa e lhe digo, não há meio termo ou você vai amar ou simplesmente odiar. Se odiar não volta nunca mais, mas se amar não quer nem saber voltará outras vezes, de preferência todos os anos.

Nenhum comentário: