segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pit Stop: Canada

Chegamos em Toronto às cinco da manhã, após nove horas de voo. Dizer que estava gelado era pouco; o Canadá é uma pedra de gelo (com todo respeito aos canadenses), mas é uma cidade maravilhosa: limpa, segura, enorme e silenciosa. Isso mesmo: silenciosa, não se ouve barulho de nada: carro, buzina, nada!! Os carros andam devagar, não sei se por causa da pista escorregadia ou se é cultural. E ninguém conversava no ônibus, só a gente.
As pessoas se vestem de preto da cabeça aos pés, era até engraçado, pois a impressão que se tinha é que todos eram darks ou que estavam de luto. Um ou outro morador tinha um acessório ou um casaco colorido, no nosso caso, nós éramos os coloridos da vez.
Enfrentamos menos seis graus de temperatura, com direito a neve e gelo. Eu que nunca tinha visto neve na vida fiquei encantada com aquela paisagem branca e me valeu um bullyng por parte dos companheiros de viagem. Fui acusada de miar a viagem só porque comentei que queria ver a neve, resultado: passamos vinte e quatro horas com neve até no cabelo.
O café-da-manhã nos alimentou o dia inteiro e só paramos para tomar um café no Starbucks, que é onipresente na cidade inteira, não sentimos fome, apenas frio. Andávamos uns quinhentos metros e entrávamos em algum lugar só para nos aquecer, era até engraçado, mas queimamos o rosto e a boca por causa do frio. Em uma dessas escapadas entramos em centro comercial, nos perdemos para encontar a saída e fomos educadamente enxotados pelo segurança do lugar. Mas valeu muito à pena!!!
Todos os lugares da cidade tem calefação: cafés, bares, lanchonetes, lojas e locais públicos, a cidade inteira é cortada pelo metrô e há uma rede de passagens subterrâneas interligando prédios e outros acessos.
Como afirma Humberto Gessinger, no inverno fica tarde mais cedo e no Canadá essa maxima é verdadeira. O dia só clareou às oito da manhã e escureceu às três e meia da tarde.
Claro que ouve momentos de gafe. Vinícius foi subir numa mureta achando que era cimento e levou um tombo em três tempos, foi engraçado, mas ao mesmo tempo preocupante: o bicho escorregou, se desequilibrou e finalmente caiu torto e de costas!!! Não entendeu? Nem a gente que viu in loco o negócio!
Quando escureceu fomos procurar um lugar para nos aquecer e comer alguma coisa. Escolhemos um bar irlandês onde comi o melhor guaca-mole da minha vida e com uma garçonete super simpática que ficou encantada quando descobriu que éramos do Brasil. O pub era gigantesco com vários ambientes e tinha no meio dele uma Harley no estilo shopper, muito legal!!!!
E pra fechar com chave de ouro, na volta ao hotel fui derrubada na neve pelos companheiros de viagem e levei várias bolas de neve no corpo. Em resumo o Canadá é bacanérrimo e vale uma visita mais detalhada.
Então, até  Hong Kong!!! Beijos!!!